MS Office
O MS Office é a suíte de aplicativos para escritório da Microsoft. Ele é vendido em várias versões, conforme o perfil e preferências do cliente. A versão mais nova lançada em 2006 é o Office 2010, que traz uma interface gráfica nova e semelhante a da versão 2007. É o conjunto de programas mais utilizados mundialmente. Funciona em sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X e possui licença proprietária. O Microsoft Office 2010 oferece formas flexíveis e avançadas para a entrega de bons trabalhos. Oferece a possibilidade de estar conectado aos seus projetos mesmo longe de seu computador, com acesso aos documentos via navegador de internet. É possível trabalhar com outras pessoas compartilhando, editando e revisando arquivos ao mesmo tempo, mesmo em diferentes locais geográficos.
O Microsoft Office é constituído basicamente por:
Word: é o processador de textos da suíte, se apresenta como um poderoso editor de textos que permite tarefas avançadas de automação de escritório. Com o passar do tempo, se desenvolveu rapidamente e, atualmente, é o editor mais utilizado.
Excel: é o programa de folha de cálculo ou planilhas eletrônicas mais utilizado no mundo.
PowerPoint: aplicação que permite o design de apresentações, sejam estas texto ou gráficas. Tem um vasto conjunto de ferramentas, nomeadamente a inserção de som, imagens, efeitos automáticos e formatação de vários elementos.
Outlook: serve para gerenciamento de contatos, tarefas, mensagens de email, agenda e outras informações, permite que você compacte longos encadeamentos de emails em algumas conversas que podem ser categorizadas, priorizadas e convenientemente arquivadas.
OneNote: ferramenta para anotações
Além destes também há: Access, Publisher, InfoPath, SharePoint Workspace e Frontpage
OpenOffice.org(BrOffice / LibreOffice)
O OpenOffice é uma suíte de aplicativos para escritório, mantida pela Oracle. É um software livre e gratuito para instalação em qualquer computador, já que é multiplataforma. Além disso, tem o código fonte aberto, o que significa que é possível modifica-lo, para melhor atender as necessidades do usuário. O OpenOffice também lê e escreve arquivos que podem ser usados em outros softwares comuns, e foi o primeiro a suportar totalmente o padrão ISO.
É constituído por:
Writer: processador de texto, capaz de escrever documentos no formato PDF e editar documentos HTML.
Impress: programa de apresentação de slides, ele é capaz de exportar as apresentações no formato SWF isto a partir da versão 2.0, permitindo que ela seja visualizada em qualquer computador com o Flash Player instalado. O Impress, porém, sofre da falta de modelos de apresentações prontos.
Math: serve para a criação de fórmulas matemáticas de maneira simples, ideal para quem trabalha com elaboração de provas, pois é um programa completo para este tipo de atividade.
Calc: planilha eletrônica, inclui um sistema de definição de series para gráficos baseada na disposição dos dados na planilha.
Draw: ferramenta para criar e editar desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos e tudo mais, seguindo o mesmo conceito do CorelDraw, só que gratuito.
Base: sistema gestor de base de dados.
A versão brasileira do programa é conhecida como BrOffice, sem o sufixo, a partir de sua versão 3.3. A mudança no nome se deve a divisão projeto original, OpenOffice.org, que acabou com a criação do LibreOffice, projeto que o BrOffice seguiu a partir de então. Muitos desenvolvedores mudaram para o LibreOffice, uma vez que se mostravam descontentes com o rumo dado pela Oracle ao projeto desde que a empresa adquiriu a Sun Microsystems, até então a principal patrocinadora.
iWorks
O iWork é a suíte de aplicativos para escritório da Apple. É exclusiva para os sistemas operacionais que produz, o Mac OS e iOS. Software comercial e com licença proprietária.
A versão mais recente o iWork '09, foi anunciado em 6 de janeiro de 2009 e libertado no mesmo dia. Ele contém versões atualizadas de todas aplicações da suíte. Também permite aos usuários compartilhar documentos online. Usuários do iWork '09 pode enviar um documento e convidar outras pessoas para vê-lo online. Os espectadores podem escrever notas e comentários no documento, e baixar uma cópia no iWork, Microsoft Office ou PDF .
É composto de:
Pages: processador de texto eficiente e uma ferramenta de layout de página bastante prática, possui recursos sofisticados e fáceis de usar.
Numbers: planilha eletrônica, difere de outros aplicativos de planilha na medida em que permite aos usuários criar várias tabelas em um único documento em uma tela flexível.
Keytones: usado para criar e reproduzir apresentações, possui ferramentas gráficas poderosas, possibilidade de várias animações, além da praticidade e flexibilidade de apresentação.
Comparação Entre Suítes de Aplicativos
As três suítes de aplicativos para escritório, vistas até aqui, são bastante semelhantes. Tanto na parte de interface, quanto na parte de funcionalidade e ferramentas. No entanto possuem algumas diferenças que podem ser importantes na hora de escolher qual usar.
Alguns pacotes do Microsoft Office e OpenOffice possuem ferramentas a mais do que o iWork, e conforme o trabalho que o usuário efetuar podem ser mais interessantes.
No quesito sistema operacional, o OpenOffice leva vantagem, pois é multiplataforma, e funciona em qualquer sistema, enquanto o iWork é o mais exigente dos três, pois só pode ser executado em sistemas operacionais de sua desenvolvedora, a Apple.
Além disso, o OpenOffice possui o código fonte aberto, que possibilita que seja editado conforme os usuários desejem, isso é algo bem atrativo para algumas pessoas, além do fato de se gratuito. Já o Microsoft Office e o iWork, possuem o código fonte fechado, impossibilitando edições, e são comercializados a preços relativamente altos.
De modo geral, os três mantiveram uma interface padrão durante algum tempo, até que o Microsoft Office 2007 mudou um pouco o esquema. Quanto à usabilidade todos são semelhantes, e os formatos da Microsoft são compatíveis com todos os outros programas.
Editores de texto: o Word possui como diferencial o corretor gramatical, o
Writer também não fica atrás em funcionalidade, e o Pages se diferencia por servir tanto para processamento de textos quanto para criação de variados layouts, funções semelhantes as do Microsoft Pulisher.
Editores de planilhas: o Excel é o clássico, Calc está melhorando e o Numbers tem a interface mais diferente e mais controle na hora de formatar o documento.
Apresentação de slides: o PowerPoint melhorou muito seu aspecto visual nas últimas versões, o Impress ainda possui temas com baixa qualidade, e o Keytone ainda é o melhor no quesito beleza e qualidade das apresentações.
Comparação: suítes de aplicativos para escritório
Atualmente existem pelo menos quatro opções de qualidade para quem quer criar ou editar um texto, uma planilha de dados ou uma apresentação de slides: Microsoft Office, Google Docs, BrOffice e Apple iWork. De modo geral elas são semelhantes, porém, possuem algumas diferenças que podem ser levadas em conta quando se vai escolher uma ou outra.
Os programas avaliados foram os editores de texto, editores de planilhas e editores de apresentação de slides de cada suíte. É claro que além das qualidades de cada pacote de aplicativos, existe também a preferência pessoal por este ou por aquele, então, para realizar esta comparação foram avaliados três quesitos: interface, usabilidade e ferramentas.
Uma análise geral foi feita da interface e da usabilidade de cada suíte. Outros dois quesitos foram mais específicos e avaliados individualmente para cada programa. Abaixo você confere o resultado.
Interface
Os aplicativos foram evoluindo com o tempo, porém, de modo geral, mantiveram um padrão quanto à interface. O primeiro a romper com isso foi o Microsoft Office 2007, inaugurando um esquema de abas para manter suas ferramentas mais acessíveis e de forma mais organizada. Além disso, reuniu em um único botão as funções de abrir, salvar e criar um novo arquivo.
Os demais pacotes mantiveram os menus organizados em botões tipo cascata com imagem ou texto, que expandem quando pressionados. Assim, a uma primeira olhada, apenas o Microsoft Office se diferencia dos demais. Tanto o BrOffice, quanto o Google Docs e o Apple iWork, têm um visual bastante semelhante.
Muita gente alega que as abas do Word (nas versões 2007 e 2010) permitem maior controle das informações, exibindo-as de maneira mais intuitiva para os usuários. Contudo, do outro lado da moeda estão os usuários que não viram vantagem alguma no novo modo de organização do programa e resolveram permanecer na versão 2003 ou então migrar para outra suíte.
De cima para baixo: Microsoft Office, BrOffice, iWork, Google Docs.
Usabilidade
A usabilidade de cada programa está estreitamente ligada a sua interface: quanto mais intuitiva for, mais fácil de usar. Este ponto é, talvez, o “empate” entre os nossos quatro pacotes avaliados. Os recursos em todos os programas estão bem acessíveis, principalmente aqueles de uso mais corriqueiro.
O Google Docs, o BrOffice e o iWorks possuem os mesmos atalhos de teclado, itens que tornam ainda mais prático o uso dos programas (no iWorks, contudo, usa-se a tecla de Command do Mac ao invés do Ctrl). O Microsoft Office é capaz de realizar as mesmas funções de formatar texto, abrir novo arquivo, salvar etc., por meio de atalhos, porém, com algumas variações.
No que diz respeito à compatibilidade, os formatos da Microsoft (DOC, PPT e XLS) são compatíveis com todos os programas. O iWorks trabalha tanto com os formatos antigos do Office quanto com um formato próprio – Pages, Keynote ou Numbers, dependendo do arquivo.
O Google Docs suporta perfeitamente os formatos antigos e os novos do Microsoft Office. O BrOffice já suporta todos os formatos do Office, bem como o seu padrão, que é o ODF (OpenDocument Format). Neste caso, o BrOffice se mostrou claramente o mais amigável com os vários tipos de documentos.
Vale lembrar que de todas as suítes apresentadas aqui, o Google Docs e o BrOffice (OpenOffice) podem ser usados tanto no Windows, quanto no Mac e no Linux. O Microsoft Office possui versão para Windows e Mac. O iWork funciona somente no sistema da Apple. Além disso, o Docs permite a você acesso aos seus documentos em qualquer computador.
Ferramentas
Editores de texto
O Word é tido como o grande expoente dos editores de texto no mundo, o que não é à toa. A fama do programa foi conquistada devido a sua facilidade de uso e também à grande qualidade de suas ferramentas. Corretores gramatical e ortográfico são dois dos bons trunfos do programa ante seus concorrentes. Os demais contam apenas com corretor ortográfico.
O Writer (BrOffice) não fica atrás, e também tem suporte para cabeçalho, rodapé, paginação, tabelas, imagens e muito mais. O Google Docs é o mais simples no que diz respeito às variações de ferramentas, não fugindo muito do básico. Mas é possível elaborar nele trabalhos acadêmicos, com margem, paginação e tudo o que é exigido pelas normas.
O Pages, com seu modo de organizar que fica num meio termo entre o Writer e o Word, permite uma infinidade de configurações diferentes. Além disso, ele se diferencia de seus concorrentes por servir tanto para processamento de texto quanto para a criação de layouts de página, cartazes, jornais etc., funções semelhantes às do Microsoft Publisher. Essa é sua grande vantagem.
Em cima: Pages e Word. Embaixo: Writter e Google Docs.
Editor de planilha
O Numbers, editor de planilha do iWork, possui um recurso que permite a mescla de células, criando grandes blocos dentro de uma planilha e dando mais controle ao usuário na hora de formatar o documento. Ele tem ainda a interface mais diferente entre os programas analisados, organizando as planilhas de um arquivo todas à esquerda.
O Google Docs tem excelente opção de criar formulários, algo que pode ser de extrema utilidade para realização de pesquisas personalizada. Além disso, ele reúne itens para a formatação do conteúdo das células, como tipo de dados, moeda e porcentagem, diretamente na barra de ferramentas.
O Calc, representante do BrOffice, suporta uma infinidade de formatos e apresentou inovações em sua última versão no que diz respeito ao controle das células. Ele também conta com atalhos para formatação das células diretamente na barra de ferramentas. Enfim, o programa apresenta melhoras a cada atualização.
O Excel é o clássico da criação de planilhas e apresenta as “armas” que todos conhecem. Ele é capaz de trabalhar em conjunto com outros aplicativos – como arquivos do Microsoft Access, documentos de texto e até a internet – para obter dados para suas planilhas. A guia específica para a criação de fórmulas simplificou este recurso.
Algo é comum a todos os programas: o suporte a fórmulas matemáticas, das mais simples às mais complexas. E em ambos os programas este recurso, o grande destaque deste tipo de software, é organizado separadamente e recebe um tratamento bastante especial.
Apresentação de slides
O mais pobre de todos os editores de apresentação de slides é o Google Docs. Ele conta com poucas opções para a personalização dos documentos, não tem suporte a temas e permite apenas a inclusão de imagens como plano de fundo de cada slide. Uma de suas vantagens é a integração com serviços de busca de vídeos e imagens da Google para serem usados nas apresentações.
O PowerPoint, em suas duas últimas versões, deu um enorme salto de qualidade no aspecto visual, algo essencial para a criação de slides. Ele se rendeu a belos temas e efeitos de transição, permitindo que por meio deles sejam criadas apresentações de slides profissionais, sem que isso dê muito trabalho.
O Impress (BrOffice) é muito semelhante ao que foi o PowerPoint até a sua versão 2003. Tanto na interface quanto nos recursos, o programa ainda trabalha com temas de baixa qualidade. Contudo, ele permite a criação de slides personalizados, permite a inserção de comentários no texto e ganhou um contador de páginas em sua última versão.
Apesar da grande melhora do PowerPoint, não há como bater o Keynote (representante do iWork) no quesito beleza e qualidade das apresentações. Ele conta com dezenas de modelos belíssimos e com todo o apelo visual que qualquer aplicativo da Apple possui. Com um pouco de criatividade é possível fazer maravilhas com este excelente programa.
Quanto o assunto é design, quase ninguém bate a Apple!
. . . . .
Enfim, aí está a nossa colaboração para você que deseja saber um pouco mais entre as semelhanças e diferenças. É importante ressaltar que o objetivo desta comparação não foi dizer que este ou aquele é melhor ou pior, mas apenas mostrar que todos possuem vantagens e desvantagens.
Fonte:http://www.tecmundo.com.br/office/6447-comparacao-suites-de-aplicativos-para-escritorio.htm
Microsoft Office
O Pacote Office é um grupo de softwares criados principalmente para auxiliar o trabalho nos escritórios, mas acabaram sendo introduzidos nos trabalhos escolares e nas residências de milhares de pessoas em todo o mundo. É muito difícil encontrar atualmente uma pessoa que nunca tenha trabalhado com esse produto da empresa Microsoft. É uma dos conhecimentos mais cobrados em provas de concursos públicos.
A empresa Microsoft foi fundada em 1975 pelos amigos Paul Allen e Bill Gates. Inicialmente a ideia era criar um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800, da empresa IBM. O sistema operacional Windows 1.0 começou a ser comercializado apenas em 1985. Dois anos depois foi lançado o Windows 2.0 e compraram o Power Point e o Excel.
A principal função da versão 2007 do pacote foi a redução de botões e tarefas que muitas vezes nem eram utilizadas pelos usuários. Ou seja, agora o usuário precisa de menos cliques para executar uma função. O Office 2007 possui 14 aplicações, mas as principais ferramentas do Microsoft Office 2007 são:
- Microsoft Office Word 2007;
- Microsoft Office Excel 2007;
- Microsoft Office Power Point 2007;
- Microsoft Office Outlook 2007.
Word 2007
O word é um processador de textos mais usado no mundo. Nessa versão aparece o botão Office que mostra os arquivos que foram abertos recentemente e outras funções.
Funções do botão Office
Novo: Com ele você abre um novo documento, mas também pode realizar esse processo com o atalho Ctrl + N.
Imprimir: com esse botão você abre a janela de impressão em que pode escolher as propriedades da impressão, número de cópias, dentre outros.
Preparar: mostra uma lista de coisas para serem aplicadas no documento como restrição para leitura, compatibilidade de arquivos, impressão, cópia, etc.
Enviar: essa opção mostra o envio do documento por e-mail ou fax.
Publicar: dá a opção de publicar o documento de maneira distinta.
Fechar: fecha o trabalho.
Opções do Word: permite a mudança de opções do programa como idioma, teclas de atalho, configurações de salvamento manual, modificação do esquema de cores, etc.
Sair do Word: fecha o programa e encerra o trabalho.
Salvar Documentos no Word 2007
Ao salvar um documento você tem a opção de acessá-lo depois em seu computador. Salve um documento no Word 2007 clicando no botão Office e escolhendo a opção Salvar Como. É importante ressaltar que essa versão salva o documento como .docx e não como o .doc das versões anteriores. Porém, caso seja necessário, você também pode optar por salvá-lo como .doc no momento de salvar.
Salvar Como: você usa essa opção para salvar um arquivo pela primeira vez.
Salvar: quando o documento já foi salvo alguma vez e foi feita outra alteração em que é necessário salvar novamente.
Dica: Você também pode usar o Ctrl + B e irá aparecer a tela em que você coloca as opções de salvamento como local e nome do arquivo.
Operações no Word
Selecionar o Texto
Selecione um texto com o cursor do mouse antes da primeira palavra do texto. Arraste o mouse até selecionar toda a área desejada.
Copiar o Texto
Quando é preciso copiar um trecho de um texto no intuito de colá-lo em outra parte do documento. Você pode clicar com um botão direito do mouse e a opção copiar ou usar o atalho Ctrl + C.
Colar o Texto
Colar o texto selecionado em outra área para ser colado no local desejado. Nesse caso também você pode clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção colar ou utilizar o atalho Ctrl + V.
Abrir um Documento
Você pode clicar no botão Office e escolher a opção abrir ou usar o atalho Ctrl + A. Após realizar um dos processos será aberta uma tela para que você procure o arquivo salvo.
Ortografia e Gramática
Para corrigir erros ortográficos você pode utilizar a verificação de ortografia do Word 2007. Aparece um risco vermelho quando a palavra digitada não existe no dicionário e um risco verde quando há espaçamento errado, erro de conjugação,acentuação gráfica, erros ortográficos, etc.
Cabeçalho e Rodapé
Os cabeçalhos e rodapés são duas áreas que se repetem em todo o documento para compartilhar uma informação necessária. Acesse o menu exibir e escolha a opção CABEÇALHO E RODAPÉ.
Números Automáticos nas Páginas
Você pode inserir uma numeração de forma automática nas páginas usando o menu Inserir/Número de Páginas. Você pode escolher se esses números irão aparecer no cabeçalho ou rodapé da página. Você também pode optar pela localização à esquerda, centralizada ou à direita.
Inserir Hyperlink
Com essa opção é possível criar link para uma página da internet, para um programa ou e-mail de seu documento word. Selecione a palavra desejada, clique na opção Inserir e em seguida clique em Hiperlink.
Inserir Tabelas
Uma tabela é composta por células e linhas para inserir informações relevantes e dados. Para inserir uma tabela no Word 2007 você deve clicar na barra de ferramentas Inserir e em seguida clicar no botão Tabela. Escolha o número desejado de linhas e colunas.
Inserir Linhas na Tabela: Muitas vezes é necessário inserir ou retirar linhas de uma tabela. Para realizar esse processo você deve usar a ferramenta layout, que se encontra no submenu Ferramentas da Tabela.
Inserir Colunas na Tabela: Acesse a barra de ferramentas layout e em seguida use as Ferramentas da Tabela. Faça isso também quando quiser excluir alguma coluna.
Formatação por Estilos
Essa opção é usada quando você quiser colocar um estilo nos títulos, subtítulos e no texto principal. Eles seguem um padrão com cores, fontes e tamanhos estabelecidos. Para inseri-lo você deve selecionar o texto e clicar em uma das opções de estilo na barra de ferramentas Início.
Tabulação
A tabulação é utilizada para dar orientação quando o cursor é deslocado. As marcas de tabulação são usadas utilizando a tecla TAB e representadas por símbolos. É preciso usar a régua e caso ela não apareça use o menu Exibição e clique na opção Régua.
Atalhos do Word 2007
Comando | Atalho no Word | Comando | Atalho no Word |
---|---|---|---|
Novo | CTRL + Z | Abrir | CTRL + X |
Salvar | CTRL + B | Imprimir | CTRL + P |
Fechar | CTRL + W ou CTRL F4 | Sair do Programa | ALT + F4 |
Desfazer | CTRL + Z | Recortar | CTRL + X |
Copiar | CTRL + C | Colar | CTRL + V |
Colar Especial | CTRL + Shift + V | Selecionar Tudo | CTRL + T |
Localizar | CTRL + L | Negrito | CTRL + N |
Itálico | CTRL + I | Sublinhado | CTRL + S |
Alinhar à Esquerda | CTRL + Q | Centralizar | CTRL + E |
Alinhar à Direita | CTRL + G | Justificar | CTRL + J |
Visualizar Impressão | CTRL + ALT + I ou CTRL + F2 | Refazer | CTRL + R |
Aumentar Recuo | CTRL + H e CTRL + M | Diminuir Recuo | CTRL + Shift + M |
Formatar a Fonte | CTRL + D | Exibir e Ocultar Parágrafo | CTRL + Shift + 8 |
Ortografia e Gramática | F7 | Ir Para | CTRL + Y |
Localizar e Substituir | CTRL + U | Fechar Arquivo | CTRL + W |
Inserir Hiperlink | CTRL + K | Alternar Espaçamento | CTRL + 0 |
Espaçamento Simples | CTRL + 1 | Espaçamento Duplo | CTRL + 2 |
Espaçamento de 1,5 | CTRL + 5 | Diminuir a Fonte em 1 ponto | CTRL + [ |
Aumentar a Fonte em 1 ponto | CTRL + ] | Diminuir Fonte em Pulos | Ctrl + Shift + < |
Aumentar Fonte em Pulos | Ctrl + Shift + > | Alternar entre maiúscula e minúscula | Shift + F7 |
Inserir Autotexto | F3 | Aciona a Barra de Menu | F10 |
Salvar Como | F12 | Cancelar Operação | Esc |
Excel 2007
O Excel 2007 é um dos programas do Microsoft Office. Com ele você é capaz de criar planilhas, gráficos e banco de dados. Muitas mudanças ocorreram entre a versão de 2003 para 2007.
Botão Office: Nesse botão você pode utilizar várias funções como criar um novo documento, abrir um documento do excel, salvar seu arquivo, salvar como, imprimi, etc.
Menus do Excel 2007
Esse programa possui menus básicos com agrupamentos semelhantes. Grande parte dos comandos são encontrados nesses menus.
- Menu Início;
- Menu Inserir;
- Menu Layout da Página;
- Menu Fórmulas;
- Menu Dados;
- Menu Revisão;
- Menu Exibição.
Componentes do Excel
Pasta de Trabalho: Qualquer arquivo criado no Excel.
Planilha: Fase do Excel em que será feita a execução do trabalho. Cada planilha nova possui três planilhas.
Coluna: Cada planilha apresenta colunas em ordem alfabética que vão do A até XFD. Ou seja, são 16.384 colunas.
Linha: As linhas das planilhas são representadas por números.
Célula: É o cruzamento de uma linha com uma coluna e nela são inseridas as informações necessárias de seu documento.
Estrutura Básica do Excel
Botão Office
Agrupa os principais botões relacionados a edição, impressão e publicação dos arquivos. As opções apresentadas são: Abrir, Novo, Salvar, Salvar Como, Abrir do Office Live, Salvar no Office Live, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.
Barra de Acesso Rápido
Os recursos mais utilizados podem ser inseridos nessa barra do Excel. Para selecionar os botões desejados clique com o botão direito do mouse e faça a seleção.
Barra de Títulos
Mostra o nome do arquivo aberto.
Guias
Apresentam opções que ajudam na utilização das planilhas do Excel. As guias são: Início, Inserir, Layout de Página, Fórmulas, Dados, Revisão, Exibição e Desenvolvedor.
Barra de Fórmulas
Essa barra mostra o conteúdo de uma célula quando está é selecionada.
Barra de Status
A barra de status é usada para apresentar informações como modo de trabalho. Caso você queria selecionar outra opção para aparecer nessa barra clique com o botão direito do mouse e faça sua escolha.
Funções do Excel
Com o Excel você pode executar cálculos e inserir informações pertinentes. Qualquer fórmula deve ter o sinal de = (igual) para que o programa aceite. Essa versão do programa tem mais de 300 funções. As principais são: multiplicação, divisão, adição, subtração, potenciação e porcentagem.
Mesclar Células
Muitas vezes é necessário mesclar células para que aquele o conteúdo caiba em apenas uma célula ou quando uma informação é importante em diversas colunas. Para realizar esse processo selecione as células desejadas, vá na guia Início – Galeria Alinhamento e clique no botão Mesclar e Centralizar. O botão para centralizar oferece outras opções de mesclagem.
Função Soma
Com essa função é possível somar os valores encontrados nas células selecionadas.
Ex: =SOMA(A1:G1) – Inserir dois pontos significa ATÉ.
Para fazer esse processo você também pode usar o Botão da Autosoma selecionando as células que deseja somar, clicando na guia Início – Galeria Edição – Botão Autosoma.
Ex: =SOMA (B1:B7) – Ao clicar no botão autosoma selecionando essas células a fórmula irá aparecer na célula após a última selecionada, ou seja, B8. Se você selecionar uma linha o resultado aparecerá a direita da seleção. Porém se for selecionada uma coluna o resultado aparece abaixo da seleção.
Para somar vários valores em uma planilha é necessário digitar as células manualmente.
Ex: Nesse exemplo são três colunas com valores distintos e na linha A6 foi digitado =SOMA e aberto um parênteses. Em seguida segure a tecla SHIFT e selecione os valores feche o parênteses e aperte enter. O resultado será a soma desses valores.
Uma planilha de Excel também oferece a opção de somar intervalo de valores.
Ex:
Função Subtração
Para realizar uma operação de subtração no Excel é preciso indicar os valores um a um.
Ex:
Função Multiplicação
Essa função realiza o processo de multiplicar valores de uma faixa de valores ou matriz de dados. Os argumentos são separados por ponto e vírgula (;).
Função Divisão
Para dividir um valor no Excel você deve indicar as células usando o seguinte símbolo (/). Ex: O aluguel de um apartamento é R$ 563,00 e será dividido por seis pessoas para saber quanto cada um tem que pagar.
Exemplo divisão Excel:
Porcentagem
O uso da porcentagem no Excel se dá no intuito de comparar e avaliar resultados. Nesse programa o cálculo é feito com a multiplicação do valor pela porcentagem desejada. No entando você só consegue realizar duas operações a multiplicação e a divisão.
Função Máximo
Tendo uma faixa de valores ou uma matriz de dados essa função mostra o maior valor lançado.
Ex: =MÁXIMO(A1:F6)
Função Mínimo
Tendo uma faixa de valores ou uma matriz de dados essa função mostra o menor valor lançado.
Ex: =MÍNIMO(A1:F6)
Elaboração de Tabelas e Gráficos
É possível inserir um gráfico em uma planilha do Excel para representar um conjunto de números. Os gráficos ficaram mais editáveis, mas o layout não é muito diferente da versão anterior. Com todos os dados abra a guia Inserir e escolha uma das opções de gráfico, que nesse caso são 11 tipos. Você pode optar por clicar na opção Todos os Tipos de Gráfico.
Se você escolheu um gráfico e deseja alterar o tipo você pode clicar na guia Design e depois em Alterar Tipo de Gráfico. No Design você poderá usar outras ferramentas para ajustar seu gráfico.
Alças de Preenchimento
Essas alças são pequenos quadrados encontrados no canto inferior de uma célula ativa. Quando são arrastadas para cima, baixo, direita e esquerda ela preenche as outras células que você selecionou.
Células de Texto: Colocando a palavra “concurso” em uma das células e arrastando com a alça de preenchimento aquele nome se repetirá.
Células com Texto e Número: Quando uma célula possui um texto e um número, as outras células, ao usarem as alças de preenchimento, terão números consecutivos. Ex: Concursos 1, Concursos 2, Concursos 3. No entanto, caso ela seja arrastada para a esquerda ou para cima esse valor será decrescente.
Listas Conhecidas: São os dias da semana e meses, por exemplo. Se você inserir i mês de julho na primeira planilha e arrastar com a alça para baixo o Excel irá criar nas outras células a sequência dos meses com Fevereiro, Março e Abril, etc.
Números: Você pode fazer uma progressão aritmética usando a alça de preenchimento usando dois valores em células diferentes, selecionando-as e arrastando as alças de preenchimento na direção em que as células estão relacionadas. Quando apenas um único número é colocado na célula e ele sendo arrastado irá repetir o mesmo várias vezes.
Data e Hora: Se você digitar em uma célula um hora como 17:15, ao usar a alça arrastando parabaixo o programa repetirá a hora da seguinte forma: 18:15, 19:15, 20:15...O mesmo acontece com as datas inseridas nas células.
Operações Básicas do Excel
As planilhas do Excel são usadas para realizar cálculos e operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Para qualquer comando em uma célula do programa é necessário colocar o símbolo = antes dos comandos.
Soma: soma todas as células incluídas no parênteses. Ex: =SOMA (Células) =SOMA (A1;A10)
Média: Fazem Média Aritmética nas células citadas. Ex: =MÉDIA (Células) =Média (C1;C2;C3)
Máximo: Apresenta o maior valor encontrado nas células indicadas. Ex: =MÁXIMO (Células) =MÁXIMO (A10:A20)
Mínimo: Demonstra o menor valor encontrado nas células descritas. Ex: =MÍNIMO (Células) =MÍNIMO (B1:B100)
CONT.SE: mostra a quantidade de vezes que um termo aparece entre um intervalo de células. Ex: =CONT.SE (Intervalo;Critério) =CONT.SE(G1:G12;''promoção”)
SE: Faz uma comparação entre valores para dar uma resposta na célula. Ex: =SE (Teste;ValorV;ValorF) =SE (A1<5; “Reprovado”; “Aprovado”)
Atalhos do Excel 2007
Comando | Atalho no Excel | Comando | Atalho no Excel |
---|---|---|---|
Formatação das Células | CTRL + ! | Ocultar Linhas Selecionadas | CTRL + ( |
Reexibir linhas ocultadas | CTRL + Shift + ( - Obs: Selecione a célula anterior e posterior a linha que foi ocultada. | Ocultar Colunas Selecionadas | CTRL + ) e para reexibi-las use os atalhos CTRL + Shift + ). |
Inserir o símbolo R$ | CTRL + Shift + R$ | Seleção de dados ao redor de uma Célula Ativa | CTRL + Shift + Asterisco |
Para inserir células, linhas e colunas | CTRL + Sinal de Adição (+) | Para excluir células, linhas e colunas | CTRL + Sinal de Subtração (-) |
Preencher o mesmo valor em todas as células selecionadas | CTRL + D | Preencher o mesmo valor em todas as colunas selecionadas | CTRL + R |
Copiar valores sem alterar a formatação | CTRL + Alt +V | Alterar a planilha de seu documento | CTRL + Page Down |
Mudar para a planilha anterior | CTRL + Page UP | Inserir Planilhas no Arquivo | ALT + Shift + F1 |
Mover o cursos para última célula preenchida | CTRL + Setas de Direção | Seleção de uma Coluna Inteira | CTRL + Barra de Espaço |
Seleção de uma Linha Inteira | Shift + Barra de Espaço | Abrir um Arquivo no Computador ou Unidade de Armazenamento | CTRL + A |
Abrir Caixa Colar Especial | CTRL + Alt + V | Inserir Comentário na Célula | Shift + F2 |
Inserir Função | Shift + F3 | Inserir Nova Planilha na Atual Pasta | Shift + F11 |
Minimizar Planilha | CTRL + F9 | Salvar Documento | CTRL + B |
Exibir o Menu de Atalho | Shift + F10 | Imprimir | CTRL + P |
Desfazer | CTRL + Z | Aplicar e Remover Negrito | CTRL + 2 OU CTRL + N |
Formatar Células | CTRL + 1 | Selecionar Todas as Células | CTRL + T |
Ortografia | F7 | Substituir Texto | CTRL + U |
Encerrar Programa | Alt + F4 | Fechar Janela | CTRL + F4 |
Power Point 2007
O Power Point é um dos programas do Pacote Office e usado para criar e apresentar slides. Inicialmente o programa apresenta o botão Office, a barra de ferramentas para acesso rápido, a barra de título, os botões de comando da janela, a faixa de opções, o painel de anotações, a barra de status e o zoom.
Criar Apresentações no Power Point
Para a criação de uma apresentação de slides no Power Point clique no Botão Office e escolha a opção Novo. Depois você poderá escolher como será feita a apresentação e ele dá as seguintes opções: Em branco, Modelos Instalados, Meus Modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Online e em seguida clique no botão criar.
Comando | Atalho no Power Point | Comando | Atalho no Power Point |
---|---|---|---|
Alterar Fonte | CTRL + Shift + F | Imprimir | CTRL + P |
Mudar Tamanho da Fonte | CTRL + Shift + P | Mover um Parágrafo Acima | CTRL + Seta para Cima |
Localizar | CTRL + F | Mover um Parágrafo Abaixo | CTRL + Seta para Baixo |
Iniciar Apresentação dos Slides | F5 | Verificar Ortográfica | F7 |
Alternar entre Janelas Abertas | CTRL + F6 | Substituir | CTRL + O |
Abrir um documento | CTRL + A | Centralizar Texto Selecionado | CTRL + E |
r para determinado Slide usando a numeração | Número + Enter | Justificar Texto Selecionado | CTRL + J |
Finalizar Apresentação | Esc | Alinhar Texto à Esquerda | CTRL + Q |
Ocultar Ponteiro e Botão de Navegação | CTRL + S | Alinhar Texto à Direita | CTRL + G |
Microsoft Outlook 2007
O Outlook é um programa da Microsoft que auxilia na organização e gerenciamento de compromissos, mensagens e tarefas. Com ele é possível escrever lembretes, enviar e-mails, anotar seus contatos e organizar tarefas. A tela principal apresenta as opções de Calendário, Contatos, Tarefas e e-mail.
Preferencialmente a primeira opção de trabalho apresentada é o e-mail referente a data da visualização. Quando você seleciona uma determinada mensagem o conteúdo da mesma aparece ao lado. O calendário também é outro recurso do Outlook 2007 e nele você tem a possibilidade de agendar compromissos. Eles podem ser visualizados por dia, semana ou mês.
Você também pode usar o programa para salvar seus contatos físicos e jurídicos e manter dados como e-mail, telefone e endereço. Você pode escolher como eles serão visualizados no modo contato. Já o modo tarefa você pode inserir suas tarefas colocando dados como hora e local. Com esse modo de trabalho você terá as opções de escolher vários modos de exibição. Escolhendo o tipo aparecerá uma Lista de Tarefas Pendentes e nela haverá dados como a data de término, a porcentagem para a conclusão ou se ela já se encontra concluída.
O programa também tem as Anotações em que você faz uso de pequenos “bilhetinhos” usados como lembretes de tarefas. O Outlook também tem um modo chamado Diário com registro de atividades.
Configurar uma Conta no Outlook
Para enviar e receber e-mails é importante configurar o programa para tal procedimento. Acesse o menu Ferramentas e escolha Configurações. Clique no botão Novo e haverão algumas etapas para ajudar nessa configuração. Uma das atividades nessa etapa é escolher qual servidor de e-mail será usado para enviar e receber mensagens.
POP3: Recebe as mensagens de e-mail encaminhadas para você;
IMAP: Recebe as mensagens enviadas para você e deixa uma cópia no servidor;
SMTP: Usado para encaminhar mensagens.
BrOffice / LibreOffice
Um pacote de aplicativos para escritório totalmente gratuito!
O LibreOffice, no Brasil denominado de BrOffice, é uma suite de aplicações de escritório destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional. Ela é compatível com as principais suítes de escritório do mercado, similar ao popular Microsoft Office. Oferece todas as funções esperadas de uma suite profissional: editor de textos, planilha, editor de apresentações editor de desenhos e banco de dados. E muito mais: exportação para PDF, editor de fórmulas científicas, extensões, etc... O LibreOffice está disponível na maioria das plataformas computacionais:MS-Windows (Xp, Vista, Sete), Linux (32 et 64 bits, pacotes deb et rpm), MacOS-X (processadores Intel e PowerPC). LibreOffice é livre para ser utilizado por qualquer pessoa. Você pode instalar uma cópia do LibreOffice em todos os computadores que desejar, e utilizá-la para qualquer propósito, tanto por empresas, governos e administração pública em geral, quanto por projetos educacionais e de inclusão digital.
O BrOffice é composto pelas seguintes aplicações:
Writer: um processador de texto para todo tipo de documento
Writer tem todas as características necessárias de um processador de textos moderno ou de uma ferramenta de editoração.
É simples o suficiente para uma nota rápida, mas poderoso o suficiente para a criação de livros completos, com conteúdo, diagramas, índices, etc. Deixa você livre para concentrar-se no seu texto, enquanto ele cuida do resto.
O Writer lê, com facilidade, documentos do Microsoft Word, e você pode salvar seu trabalho no formato do Microsoft Word, e encaminhá-lo para as pessoas que ainda utilizam esse produto. O LibreOffice/BrOffice pode abrir arquivos .docx criados com o Microsoft Office 2007 para Windows, ou Windows Office 2008 para Mac OS X.
Calc: uma planilha que atende a todas as necessidades
O Calc é o programa de planilha eletrônica que você sempre quis. Os novatos acham intuitiva e fácil de aprender, os profissionais que trabalham constantemente com dados e especialistas em números apreciam a extensa variedade de funções avançadas.
Você pode abrir planilhas do Microsoft Excel, e pode salvar documentos no formato do Excel, para enviar a pessoas que ainda trabalham com o produto Microsoft Excel. Se você deseja que seus dados sejam lidos em uma grande variedade de dispositivos e plataformas, você pode exportar para o formato (.pdf). Calc pode ler arquivos criados com extensão .xlsx, com o Microsoft Office 2007 para Windows ou Microsoft Office 2008 para Mac OS X.
Impress: crie apresentações convincentes
O Impress é uma ferramenta desenvolvida para a criação de apresentações multimídia. Suas apresentações podem ser enriquecidas com imagens 2D e 3D, efeitos especiais, estilos de transição, animações e ferramentas de desenho que causam alto impacto.
Você pode abrir arquivos do Microsoft PowerPoint, e salvar seu trabalho no formato do PowerPoint para as pessoas que ainda utilizam o produto da Microsoft. Alternativamente, você pode exportar as apresentações em Flash (.swf).
Draw: uma ferramenta para diversos propósitos em se tratando de diagramação e gráficos
O Draw permite produzir qualquer coisa, de um rápido esboço a um plano complexo, e oferece os meios para se comunicar com gráficos e diagramas. Com um tamanho máximo de 300 cm de página, o Draw, é um excelente pacote para produção técnica de desenhos, cartazes e muito mais.
O Draw pode importar gráficos em todos os formatos comumente utilizados, tais como, BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF, e WMF. Draw pode exportar seu trabalho no formato Flash (.swf).
Base: um gerenciador poderoso para todos os bancos de dados
O Base é ume front-end para banco de dados rico em recursos, projetado para atender as necessidades de uma ampla variedade de usuários, para todos os tipos de utilização, tais como:
- Administrar coleções de objetos;
- Manter um banco de dados de informações de clientes;
- Manter um banco de dados de notas e históricos escolares;
- Armazenar informações de pesquisa e dados de ensaios de laboratório;
- Armazenar dados de censo populacional;
- Produzir relatórios financeiros mensais em empresas e organizações;
- Administrar auditorias, controle de qualidade e dados de produção.
Math: o jeito fácil de inserir equações e fórmulas nos seus documentos
O Math é o editor de fórmulas da suite LibreOffice. Ele pode ser acionado de dentro de seus documentos de texto, planilhas, apresentações e desenhos. Você terá assim fórmulas científicas e matemáticas formatadas com perfeição. Suas fórmulas podem conter uma ampla gama de elementos, que vão desde frações, termos com expoentes, integrais e funções matemáticas até inegalidades, sistemas de equações e matrizes.