Gestão da tecnologia da informação (TI)


A palavra gestão da tecnologia da informação significa para Luis Marcos Leite :

Administração da infraestrutura de hardware, software, banco de dados, telecomunicações e pessoas, visando alinhar essa infraestrutura (TI) aos negócios de uma organização, reduzindo seus custos e a depender do core business alcançar vantagem competitiva ou prestar melhores serviços.

A tradução em inglês para a palavra "gestão da tecnologia da informação" é "Information Technology Management".



" O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. Ele avalia os sistemas de informação, segurança e banco de dados, implementa sistemas de automação no gerenciamento da informação e determina estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também diagnostica disfunções do sistema, soluciona problemas de rede e escolhe os projetos de informática que devem ser adotados na empresa."

Fique de Olho


Investimentos em TI
Com o avanço da internet e das novas tecnologias, cresce a demanda por esse profissional. A fim de dinamizar o setor, o governo federal anunciou, em agosto de 2012, investimentos de quase 500 milhões de reais para a indústria de tecnologia e o mercado de software no Brasil. Esse incentivo deve fazer com que as contratações aumentem nos próximos quatro anos.

Mercado de Trabalho


Em razão da necessidade de as empresas implementarem programas de informatização para otimizar seus negócios, esse tecnólogo encontra um mercado promissor. "O profissional tem uma visão geral de todas as áreas dentro da tecnologia da informação. Por isso, pode trabalhar nas mais diversas especializações - no gerenciamento de bancos de dados, na administração de redes e no desenvolvimento de sistemas", diz Paulo Henrique Mansur, do IF Goiano. O setor bancário também demanda o profissional, que é mais procurado no Sul e Sudeste. No Nordeste, o mercado é reforçado pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).


Salário inicial: R$ 1.082,00 (fonte: Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo).