EMENTA:


Conceitos de projeto e de gerência de projeto; Processos da gerência de projetos; Gerência da integração do projeto; Gerência do escopo do projeto; Gerência do tempo do projeto; Gerência da qualidade do projeto; Gerência dos recursos humanos do projeto; Gerência das comunicações do projeto; Gerência dos riscos do projeto; Gerência das aquisições do projeto.

COMPETÊNCIAS

·      Conhecer, avaliar e utilizar os principais instrumentos existentes para uma gerência de projeto
·      Estruturar mecanismos para o Gerenciamento de Projetos em qualquer tipo de organização;
·       Entender o ambiente de projetos e documentar e comunicar os resultados de projetos.

CONTEÚDOS/BASES TECNOLÓGICAS

  • Introdução a gerenciamento de Projetos
  • Estrutura organizacional
  • Os processos e o ciclo de vida do projeto
  • Áreas de conhecimento
  • Gerenciamento do Escopo e Gerenciamento do Tempo
  • Gerenciamento dos Custos e Gerenciamento da Qualidade
  • Gerenciamento de RH e das Comunicações  
  • Gerenciamento de Riscos e Aquisições


                                                                              SLIDE 01                 


                                                                              SLIDE 02                 
                      




VÍDEO - Ricardo Vargas  (Gerenciamento de Projetos)

Gerenciamento de Projeto - Procurando Nemo

O   QUE É GERENCIAMENTO DE PROJETOS?

Mais especificamente, o que é um projeto? é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.
Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e,por isso, um escopo e recursos definidos.
E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.
O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.
E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.
O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.
Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.
Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:
  • Início
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento
O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de nove áreas:
  • Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Qualidade
  • Gerenciamento das Aquisição
  • Gerenciamento de Recursos Humanos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento de Risco
  • Gerenciamento de Tempo
É claro que todos os gerenciamentos dizem respeito a isso. Mas o gerenciamento de projetos traz um foco único delineado pelos objetivos, recursos e a programação de cada projeto. O valor desse foco é comprovado pelo rápido crescimento em todo mundo do gerenciamento de projetos.

           QUE É O PMOI?

O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Nosso trabalho para a profissão auxilia mais de 700.000 membros,profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.

Certificações

PMI oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®, que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. Os salários e oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações.

Padrões Globais

Os 12 padrões para gerenciamento projetos, programa e de portfolio do PMI são os padrões com mais alto reconhecimento na profissão – e que, cada vez mais, vêm se tornando o modelo para o gerenciamento de projetos em empresas e governos.
Esses padrões são desenvolvidos pelos milhares de voluntários qualificados e atualizados do PMI, com experiência em todos os tipos de projetos, e estabelecem uma linguagem comum para o gerenciamento de projetos em todo o mundo.

Formação e Educação

O PMI oferece uma ampla gama de oportunidades de desenvolvimento profissional, desde nossos SeminarsWorld® e cursos de ensino a distância (e-learning) para congressos mundiais e outros eventos do PMI.
Você também pode se dirigir a um dos mais de 1400 Provedores Registrados de Educação (REPs) para formação e desenvolvimento continuado em gerenciamento de projetos. Aqueles que estudam em instituições de ensino superior podem contar com os mais de 60 programas de graduação e pós-graduação já reconhecidos pelo Centro de Acreditação Global do PMI para Programas de Educação em Gerenciamento de Projetos .

Pesquisa

Programa de Pesquisa do PMI, o mais extenso na área, promove a ciência, a prática e a profissão de gerenciamento de projetos. O Programa promove o conhecimento em gerenciamento por meio de projetos de pesquisa, simpósios e pesquisas, divulgando essas informações através de publicações, conferências de pesquisa e sessões de trabalho.

Governança

O PMI é dirigido por um Conselho de Diretores composto por 15 membros. Todos os anos, membros do PMI elegem 5 diretores para um mandato de 3 anos. Três diretores são eleitos pelos membros do Conselho e passam a integrar este grupo por um ano.
As operações de rotina do PMI são coordenadas pelo Time Executivo de Gerenciamento e por um grupo de profissionais no Centro de Operações Globais em Newtown Square, Pensilvânia, Estados Unidos. 

Capítulos e Comunidades de Prática

A maioria das atividades do PMI acontecem em mais 250 capítulos e 30 comunidades de prática. Essascomunidades, abertas a membros do PMI e dirigidas por voluntários, dão suporte para a troca de conhecimento e para redes de trabalho, pontos centrais da nossa missão.

       QUEM SÃO OS GERENTES DE PROJETO?

São pessoas organizadas, apaixonadas e bem orientadas para um objetivo, que compreendem o que os projetos têm em comum e sabem do seu papel estratégico pela qual as organizações obteem sucesso, aprendem e mudam.
Gerentes de projetos são agentes de mudanças: eles próprios estabelecem os objetivos de um projeto e usam usas habilidades e competência para inspirar um sentimento de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Eles tiram proveito da adrenalina organizada de novos desafios e a responsabilidade de conduzir a resultados.
Eles trabalham bem sob pressão e se sentem confortáveis diante de mudanças e da complexidade de ambientes dinâmicos. Podem trocar rapidamente de um "grande cenário" para cenários mais simples, porém com detalhes mais, sabendo quando se concentrar em cada um deles.
Os gerentes de projetos cultivam as habilidades das pessoas para desenvolver confiança e comunicação entre todas as partes interessadas do projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que dispõem dos recursos necessários e os membros da equipe do projeto.
Eles têm um amplo e flexível conjunto de ferramentas de técnicas, convertendo atividades complexas e interdependentes em tarefas e sub-tarefas que são documentadas, monitoradas e controladas.  Eles adaptam sua abordagem para o contexto e as restrições de cada projeto, sabendo que "uma medida" pode caber em todas as variedades de projetos. E eles estão sempre melhorando  suas próprias habilidades e as de sua equipe por meio do exame das lições aprendidas na conclusão do projeto.
Gerentes de projetos são encontrados em todos os tipos de organizações – como funcionários, gerentes, contratantes e consultores independentes. Com experiência, eles podem tornar-se gerentes de programas(responsáveis por múltiplos projetos relacionados) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).
E eles estão em uma demanda mundial crescente. Por décadas, o ritmo da mudança tecnológica e econômica vem acelerando, organizações têm direcionando sua energia cada vez mais para projetos do que para operações de rotina.
Atualmente, executivos seniores e gerentes de RH reconhecem o gerenciamento de projetos como uma competência estratégica que é indispensável para o sucesso dos negócios. Eles sabem que profissionais credenciados e habilidosos estão entre seus recursos mais valiosos.

     VALORES FUNDAMENTAIS

O PMI é guiado por uma clara missão e por um conjunto de valores fundamentais que direcionam nossas ações e influenciam as expectativas das nossas partes interessadas. Mesmo em uma organização diversificada nós compartilhamos um conjunto de valores em comum. Nossos valores primordiais não estão aptos a mudanças baseadas na estrutura do Instituto ou ditados pelas tendências na administração do instituto. Esses valores são fundamentais e estão profundamente enraizados na nossa cultura.
Como parte da nossa ideologia, os Valores do PMI são duradouras e estão guiando os princípios sobre os quais agimos.

No PMI, nós acreditamos no:

Impacto do Gerenciamento de Projetos

gerenciamento de projetos é uma competência crítica que tem uma influência positiva nos resultados das organizações e da sociedade.

Profissionalismo

Responsabilidade, comprometimento e comportamento ético asseguram o nosso compromisso com as partes interessadas do PMI.

Voluntariado

Voluntários e parcerias eficazes entre voluntários e funcionários são a melhor maneira para atingir os objetivos do Instituto.

Comunidade

Fortalecendo os membros da comunidade global de gerenciamento de projetos em conjunto é a melhor maneira de avançar a profissão de gerenciamento de projeto e facilitar o seu crescimento.

Engajamento

Incentivar diversos pontos de vista e permitir que as pessoas contribuam para a profissão de gerenciamento de projeto e ao Instituto.
Através de momentos de crescimento e mudança, os nossos valores fundamentais fornecem continuidade e uma bússola moral, comunicando as nossas crenças e orientando o nosso comportamento.

         ÉTICA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

No ambiente empresarial, atuar e comportar-se de forma ética nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. O Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) acredita na importância e na criticidade de um comportamento ético na profissão de gerenciamento de projetos. Cada vez mais os profissionais enfrentam dilemas éticos ao longo de suas carreiras, porém, a forma de agir diante desse tipo de situação nem sempre é clara. Por conta disso, o PMI oferece guias como o Código de Ética e de Conduta Profissional aos profissionais, assim como um caminho para relatar e resolver questões que envolvam um comportamento não-ético através de um Comitê de Ética.
O PMI fornece links para as ferramentas e recursos necessários para auxiliar os profissionais de gerenciamento deprojetos a avaliar sua situação e fazer seu julgamento ético da melhor forma possível.
Veja o vídeo Ética e Você (em inglês) para maiores informações sobre o Código de Ética e de Conduta Profissional, e para saber como o Código pode orientá-lo quando você estiver diante de um dilema ético.

      DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO PMI

Fundação Educacional do PMI tem uma série de materiais disponíveis gratuitamente para download e possam ser utilizados sem fins comerciais. A seguir você encontrará mais informações sobre os materiais disponíveis em Português. Visite o website da Fundação Educacional do PMI para encontrar muitos outros materiais disponíveis em inglês.

Habilidades de Gerenciamento de Projetos para a Vida.

Habilidades de Gerenciamento de Projetos para a VidaEste guia, em Português, fornece uma introdução ao gerenciamento de projetos, bem como ferramentas e técnicas que o auxiliem no desenvolvimento das habilidades necessárias para tornar-se um gerente de projetos de sucesso. Ao entender os conceitos básicos do gerenciamento de projetos, você ajudará a sua equipe a criar um plano, organizar as atividades e capacitar os indivíduos para completar projetos simples, porém de forma efetiva.
O programa de Habilidades de Gerenciamento de Projetos para a Vida é um curso que ensina ao gerente de projetos, a equipe do projeto e as partes interessadas como identificar um projeto. O programa mostra e ensina como o time de projeto pode criar um plano para identificar as tarefas necessárias para obter sucesso no trabalho, na gestão e no tempo do projeto, além de realizar uma comunicação efetiva com a equipe.
Clique aqui para ir ao portal da Fundação Educacional do PMI, onde você poderá completar um formulário solicitando o download do material.

Plano de Estudo de Gerenciamento de Projetos para Jovens Estudantes

Plano de Estudo de Gerenciamento de Projetos para Jovens EstudantesA Fundação Educacional do PMI acredita que o gerenciamento de projetos é uma habilidade necessária para o Século 21, e ajudará estudantes na busca pelo sucesso em suas vidas pessoais e profissionais. Acreditamos que o conjunto de Ferramentas de Gerenciamento de Projetos para a Juventude fornecerá ferramentas e modelos para a criação de programas educativos em gerenciamento de projetos para escolas de ensino fundamental e médio. Este material foi criado para o uso em escolas, comunidades, organizações sem fins lucrativos e capítulos do PMI.
Este programa é destinado a estudantes de ensino fundamental e médio, para ensinar-lhes as áreas básicas do gerenciamento de projetos e desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias para o século 21.
Clique aqui para ir ao portal da Fundação Educacional do PMI, onde você poderá completar um formulário solicitando o download do material.

Carreiras em Gerenciamento de Projetos

Carreiras em Gerenciamento de Projetos O programa de Carreiras em Gerenciamento de Projetos é um guia para os estudantes de ensino médio, o qual explica resumidamente a carreira de gerente de projetos, bem como as opções que esta carreira pode ter.
Trás informações valiosas sobre a profissão e serve para facilitar o dialogo com os estudantes no momento em que eles explorarem as suas possíveis carreiras. Os materiais incluem 4 elementos principais:
  • Uma apresentação para os administradores das escolas e grupos de estudantes;
  • Um folheto explicativo para os estudantes sobre a carreira de GP;
  • Um breve curso sobre os fundamentos do gerenciamento de projetos.
Fonte Material publicado: http://brasil.pmi.org/