EM BREVE ...



1 - INFORMÁTICA





2 - HARDWARE



3 - ELETRICIDADE




4 - BANCO DE DADOS


4.1 - BrModelo: Ferramenta freeware voltada para ensino de modelagem em banco de dados relacional com base na metodologia defendida por Carlos A. Heuser no livro "Projeto de Bando de Dados" 

Esta ferramenta foi desenvolvida por 
Carlos Henrique Cândido sob a orientação do Prof. Dr. Ronaldo dos Santos Mello (UFSC), como trabalho de conclusão do cusro de pós-graduação em banco de dados (UNVAG - MT e UFSC).Basta fazer o download e executar. 



Licença GNU/GPL

Exemplo de modelo conceitual: atributo multivalorado e especialização



4.2 - DBDesigner: Editor visual para criação de banco de dados mySQL que integra criação, modelagem, desenvolvimento e manutenção dos bancos em um ambiente simples e agradável. Comparável com produtos como Oracle's Designer, IBM's Relational Rose, CA Erwin. O DBDesigner é OpenSource distribuído sobre a licença GPL. Algumas características do DBDesigner:

  • É um software livre, licenciado sob a GPL;
  • É multi-plataforma;
  • Além de ser imbatível no uso com o MySQL, também oferece suporte a outros bancos, como Oracle, *MS SQL Server, SQLite, e outros que suportem acesso via ODBC;
  • Permite engenharia reversa, gerando o modelo a partir das tabelas do BD;
  • Faz a sincronia no BD das alterações realizadas no DER;
  • A interface com o usuário é muito bem elaborada, tornando o seu uso bastante simples;
  • Salva os arquivos em XML;
  • Importa modelos gerados no ERWin (XML);
  • Gera relatórios em HTML;
Pode ser expandido através do uso de plugins; É muito bem documentado; O suporte realizado através do fórum do site do DBDesigner é excelente.

Fonte: www.softpedia.com




O DBDesigner é uma ferramenta muito importante para programadores, analistas e em especial, profissionais que lidam com banco de dados. 

Alunos, professores e profissionais da área da Informática sabem quanto é importante ter um modelo de dados, e é exatamente o que o DBDesigner faz para você: auxilia e cria modelo de banco de dados onde é possível ver falhas de um determinado sistema. Além disso, após você criar as suas tabelas, você pode gerar scripts para SQL, imagem entre outros, o que acaba facilitando muito a sua vida.

Na hora de fazer as ligações entre as tabelas, você poderá escolher o tipo, por exemplo: 1 para 1, 1 para N entre outras. Há uma exceção que para criar tabelas N para N (redundância), então a hora que você criar um relacionamento assim, o programa gera uma terceira tabela que faz comunicação das duas, evitando assim, que você cometa erros no seu modelo e futuramente no banco.


5 - REDES DE COMPUTADORES

5.1 - Packet Trace 5.3 

          Software para análise de redes capaz de simular o funcionamento de uma rede física, wireless ou fibra.  O Packet Tracer é uma solução completa para simulação e análise de redes, com ele você poderá simular o funcionamento de uma rede física, wireless ou fibra e ainda monitorar os pacotes de dados. É simplesmente indispesável para profissionais, professores e estudantes.


  Fonte: www.dalef5.com 


5.2 - GNS3 

Faça o design da topologia de uma rede e realize simulações nela. GNS3 é um simulador gráfico de redes que permite criar topologias de redes complexas e executar simulações em cada uma delas. O projeto é desenvolvido em código aberto, sendo compatível com todas as plataformas.


O programa traz roteadores para emuladores Cisco, simuladores simples com Ethernet, ATM e switches. Salva os projetos em formatos Dynagens INI e permite exportar imagens para os formatos JPEG, PNG, BMP e XPM.

O menu esquerdo traz todos os itens possíveis para inclusão no designer da rede. Arraste e mova os modelos até a página de edição, adicionar vários links em cada um dos itens. Caso tenha inserido um roteador a mais, consegue-se remover cada um deles, bem como as linhas conectoras sem maiores dificuldades.